5 MITOS SOBRE A METODOLOGIA PILATES

Por Amandda de Souza


O método Pilates, criado por Joseph Pilates, se baseia em seis princípios : respiração, concentração, precisão, controle e fluidez. Trabalha-se de dentro para fora através do POWER HOUSE, que é o centro de força do nosso corpo, e este uma vez fraco torna suscetível o aparecimento de patologias, dores e afins. Tem como objetivo a melhora da coordenação, flexibilidade geral, força muscular e postura, sendo indicado para qualquer pessoa de qualquer idade em geral.Com a popularização da metodologia muito tem se falado sobre, mas quando se questionam acerca da eficácia ou benefícios sobre, você sabe o que é verdade ou não?

1- É só alongamento

Com toda certeza esse é o mito que mais se propaga quando o assunto é Pilates. Muito além de alongamentos, a metodologia conta com uma grande série de exercícios de força, resistência, consciência corporal, coordenação, controle e posturais. O POWER HOUSE ( CORE) é trabalhando o tempo todo pois está associado a respiração e execução de cada exercício, por exemplo a ponte: ( extensão de quadril ) deve se manter abdome e glúteos contraídos soltando o ar ao subir vértebra por vértebra , manter alinhado ,pelve, ombros e joelhos..... E isso é apenas um exercício!! ( quando o instrutor não se empolga e progride, tirando um pé, colocando toning balls, theraband no quadril, bosu etc..)

2- Benefício apenas para grávidas e idosos

Já se foi o tempo em que apenas grávidas e idosos realizavam a prática. Hoje a literatura conta com muitos artigos sobre os inúmeros benefícios desde a atletas de ponta ( jogadores de futebol, vôlei, remo, nadadores etc.) a trabalhadores que permanecem 8 horas por dia sentados em uma mesma posição 5x por semana. Sem contar os indivíduos que buscam a metodologia para se reabilitarem, uma vez que é uma técnica de baixo impacto e bem individualizada, (normalmente 3 pessoas por aula) sem contar aqueles que possuem alguma patologia que os limitam em suas AVD’S ( Atividades de vida diária), por exemplo, a fibromialgia: A metodologia é excelente, já que melhora a qualidade de vida através de exercícios de condicionamento e flexibilidade.

3- A aula de pilates solo e aparelhos é a mesma coisa

Geralmente uma aula de pilates solo tem a duração de 30- 40 min e utiliza-se de acessórios como: bola suíça, therabands, flex rings, toning balls, mini bands , halteres e etc. São grupos grandes, de 4- 10 pessoas por turma, onde quase todos fazem os mesmos exercícios ( dentro de suas limitações, progressões e regressões.)

Já o Pilates com aparelhos, as turmas são restritas a no máximo 3 alunos e cada um tem sua aula personalizada de acordo com objetivos e necessidades. Os aparelhos auxiliam nos exercícios ( mas também podem dificultar, depende do modo em que o instrutor utiliza) uma vez que possuem , molas, bancos, blocos, barras e alças etc .

4- Resultados imediatos

Por se tratar de uma metodologia que trabalha de dentro para fora, os ganhos ( seja de flexibilidade, coordenação, força ou mobilidade) demoram um pouco mais quando comparado a musculação, por exemplo, entretanto o aluno consegue perceber pequenas mudanças durantes suas AVD’S : sentar ereto, ombros longe da orelha ( diminui a tensão gerada por estresse ou respiração inadequada), e flexibilidade ( quando tenta alcançar algo em um lugar muito alto, por exemplo).

5- Pilates emagrece

O pilates PODE auxiliar na perda de peso, entretanto o seu objetivo principal não é esse. Por ser uma metodologia que trabalha com exercício resistido ( seja a uma mola, halter, peso corporal etc.) há ganho de força ( embora seja relativamente menor quando comparado a musculação) mas não se atinge uma FC alta ,como em uma aula de bike ou treinamento funcional por exemplo, necessária para perda de gordura. Contudo, pode-se contemplar a metodologia com outra em que o objetivo principal seja o aumento da FC para fins de emagrecimento!


Amandda de Souza

-Bacharel em Educação Física (UDESC-CEFID) - CREF: 021706-G/SC

-Pós graduanda em Reabilitação de lesões e doenças Musculoesqueléticas (Estácio de sá)

-Instrutora de Pilates solo, aparelhos e Neopilates

Veja Mais